sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Luís Serrão Pimentel: Exposição na BNP

Exposição na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP): Luís Serrão Pimentel e a Ciência em Portugal no século XVII. Miguel Soromenho e eu fomos os Comissários; Lígia Martins, como habitualmente fez toda a coordenação técnica. Aliás, este projecto é mais dela do que meu ou do Miguel.

Luís Serrão Pimentel foi uma das figuras centrais da ciência portuguesa de meado do século XVII: matemático, engenheiro-mor, cosmógrafo-mor, bibliófilo, homem de cultura. O esquecimento a que a sua figura tem sido votada é típico do desinteresse e superficialidade com que os historiadores da cultura e da ciência têm tratado o século XVII em Portugal.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

História de Arte e História da Ciência

A propósito da sessão do “Journal Club” que fui convidado para apresentar na próxima sexta-feira, dia 28 de Fevereiro, (artigo a apresentar: Kathleen M. Crowther and Peter Barker, «Training the Intelligent Eye. Understanding Illustrations in early Modern astronomy Texts», Isis, 104 (2013) 429-470) estive a reler o famoso livro de Michael Baxandall, Painting and Experience in Fifteenth Century Italy. O livro tem tudo o que gosto: uma escrita límpida e cristalina, um argumento sofisticado. Porque uma coisa puxa outra, aproveitei também para reler partes de Svetlana Alpers, The Art of Describing: Dutch painting in the seventeenth century.